22 agosto 2007

Cartunista Braga estréia na Agência Amazônia

Braga tem 43 anos. É cearense de Fortaleza e morou 14 anos em Rio Branco. Ali, ele trabalhou em veículos da imprensa local. Desde a TV Rio Branco até ao Jornal Página 20.
Observador do cotidiano do povo brasileiro, Braga utiliza a arte em suas várias formas para imprimir sua opinião, com isso escreveu, em parceria com Dinho Gonçalves, em 1995 a peça Tempo de Solidão, que virou livro em 1996 e espetáculo premiado em dois festivais no Paraná (Femucic e Fenata) em 1997.
Neste período começou a desenhar charges e cartuns nos principais periódicos do Estado, sendo o jornal Página 20 o que o notabilizou, onde também emprestava seus conhecimentos na área de propaganda e marketing.
Em 2004 ganhou seu primeiro Prêmio José Chalub Leite de Jornalismo, na categoria charge, o que se repetiu nos dois anos seguintes. O reconhecimento o incentivou a publicar, em 2006, o livro Charges do Braga: história desenhada. Uma coletânea de trabalhos que retrata o cotidiano de pessoas comuns, costumes e fatos da vida política no Brasil e no exterior. Para adquirir o livro de de nosso cartunista, clique aqui.
Hoje, Braga vive no Rio de Janeiro de onde mantém seu Bragger, um blog de charges e impressões sobre o cotidiano, a arte e a cultura. Braga continua publicando suas charges no jornal O Rio Branco (AC), no Jornal do Interior -que circula em Barbosa Ferraz e Corumbataí (PR) - e, agora, na Agência Amazônia.

Nenhum comentário: